sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conformité Européenne ou Chinese Export?


Estava eu coletando mais informações para escrever um artigo sobre certificações na escalada, o qual pretendo fazer em breve, quando me deparei com dois logos quase idênticos e que me chamaram a atenção. Apesar de não ter concluído se a informação é real ou apenas boato, (afinal de contas como diz um amigo meu, “quem legitima as informações postas na internet hoje em dia?”), resolvi postar aqui a dúvida para que pelo menos, fiquemos de olhos abertos. Afinal de contas estou falando de um selo de conformidade que também aparece nos equipamentos de escalada, e o mínimo que eu espero de um mosquetão ou corda, é que estes equipamentos garantam minha vida e que tenham sido rigorosamente testados, e estejam em conformidade com os órgãos competentes.
Os logos em questão são o CE: o qual indica uma conformidade do produto aos padrões de qualidade e segurança, com a Comunidade Européia; e o CE: que indica apenas que o produto é China Export, ou seja, exportado da China. Quanto ao grafismo do logo, chega a ser ridícula a semelhança. O único detalhe está na distancia entre as letras C e E do logo. Já a diferença entre seus significados não tem nem como mensurar. Um está em conformidade com os padrões da Comunidade Européia, o outro foi exportado da China, e sabe-se lá o que isso quer dizer... Não tenho dúvidas que todas as grandes marcas hoje em dia tem seus parques industriais na China e que de lá vêm muitos produtos excelentes, porém quando o assunto é segurança e padronização, nunca é demais ficar de olhos abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário