quinta-feira, 30 de abril de 2009

Seja mal educado... Recuse o "saquinho plástico"

Hoje pela manhã fui até a padaria comprar um pãozinho fresco. Fica bem pertinho aqui de casa, umas 3 quadras apenas.
No balcão pedi seis pãezinhos que foram commumente embalados num saquinho de papel e depois colocados num saco plástico. Como sempre faço, agradeci mas pedi que retirasse os pãezinhos do saco plástico, afinal ele seria jogado fora dali dois minutos. Relutante e de cara feia, me pareceu uma afronta não aceitar a "cordialidade" do saco plástico, o funcionário guardou o saquinho.
Como não precisava de mais nada dirigi-me ao caixa e enquanto pagava pela compra a menina do caixa "cordialmente" embalou meus pãezinhos novamente num saco plástico, o qual eu educadamente pedi que o guardasse, pois eu NÃO QUERIA O MALDITO SAQUINHO PLÁSTICO!!!
Para minha surpresa, desta vez, além de não retirar os pãezinhos do saco plástico ela me indagou do porquê. Imagine, eu estava de capacete na cabeça, como carregaria aqueles seis pesadíssimos pãezinhos na mão em minha moto?
Eu desta vez pacientemente expliquei que o saquinho não seria mais útil dali dois minutos e viraria lixo assim como a grande maioria dos sacos plásticos utilizados no comércio.
É impressionante essa cultura do saco plástico. Se alugamos um DVD na locadora, coloca-se num saquinho. Uma bebida no posto de gasolina e lá vem o tal saquinho de novo... Tudo vem num saquinho! Até parece que não temos os cinco dedos das mãos pô?

Segundo um estudo do Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês) , há atualmente mais de 46 mil detritos de plástico a cada milha quadrada de oceano. A cada ano, afirma o estudo, detritos plásticos causam a morte de 1 milhão de pássaros marinhos, 100 mil mamíferos aquáticos e inúmeros peixes.

Será tão difícil assim guardar suas compras de supermercado numa caixa de papelão? E que tal separar uma sacola de pano grosso, daquelas usadas no tempo de nossas avós, para trazer suas compras?
Faça uma conta simples, de cabeça... se cada um de nós deixássemos de usar apenas um saquinho a menos por dia, quantos milhões deles não deixariam de ir pro lixo diariamente?
Sua atitude faz sim uma grande diferença!

RECUSE O SAQUINHO!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Casa de Pedra Boulder Fest

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CLOSEOUT Imperdível! Bota Salomon Revo GCS


Quem estiver precisando de uma bota nova de excelente qualidade e quer gastar pouco, tá aí a oportunidade... Chega essa semana às lojas da Casa de Pedra um lote de botas SALOMON REVO GCS por um preço fenomenal!!! A bota que era vendida originalmente por R$699,00 saiu de linha e nós arrematamos um último lote que será vendido por R$399,00. Pra quem não conhece a bota, eu mesmo usei um par na expedição Brasil MAKALU no himalaia em 2007 e só tenho elogios a fazer... Foram 40 dias de Trekking pesado por passos acima dos 6000m. carregando mochila pesada, e a bichinha aguentou firme. Cheguei até a usar Crampons de fita para passar lances mais técnicos ou mesmo de gelo vertical em um dos passos. A bota é extremamente leve, possue sistema de amortecedores a ar nos calcanhares, é toda termo selada e não possue costuras, além é claro de tecnologia GORE-TEX XCR de impermeabilização e transpirabilidade. Realmente uma das melhores botas que já utilizei. Não percam a oportunidade pois este lote acabará rapidamente!
Pra comprar na NET é só clicar!!!
http://www.casadepedra.com.br/loja/Products?action=show&productId=1152&categoryId=&subCategoryId=&name=BOTA_SALOMON_REVO_GCS_GTX_MASC.

Boas caminhadas e escaladas a todos!

sábado, 25 de abril de 2009

Macaquices do Belê na Casa de Pedra!

Nada como alguns dias de chuva pra ficar inventando no ginásio... Ou será esse o segredo de sucesso do Belê?!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Prazer das Preliminares!

Sexta feira, quase meia noite e acabo de chegar de um jantar com amigos. Por mais pressa que estivéssemos, o bom papo nos segurou no restaurante até tarde e agora não adianta mais chorar o pouco tempo de sono pela frente.
Corro pro quartinho da bagunça, pego a mochila no armário e começo a velha e sistemática rotina... Para onde vamos mesmo? Ah... fim de semana na Pedra do Baú. Combinei com a galera que desta vez vamos fazer um circuito clássico. Apesar de exaustivamente repetido, ainda meu preferido.


Vamos começar com a “V de Vingança”, somos quatro e acho que vou fazer dupla com o Minhoca. Como vamos subir à Francesa (em simultâneo) preciso de um parceiro em que confie, afinal enquanto guio a via, 30 metros de corda depois, ele sobe limpando. Nossa idéia é não nos encontrarmos em nenhum momento, portanto vou precisar levar muuuitas costuras. Acho que umas 40 está bom, se faltar pego umas com ele. Putis...!!! Nós 4 no rapel vai ser uma merda, melhor agente ir pela trilha que sai atrás da barraquinha de quitutes. Pausa, hum... Se bem que a trilha também é mó roubada. Sei lá, depois agente resolve o que faz...

Bem, se tudo der certo, se os malditos barimbondos não estiverem muito ferozes na fenda da primeira enfiada, e se não chover; acho que acabamos a via em uma hora e meia e partimos pra “Corneto”. Qual eram mesmos os Camalots que eu uso na fenda lá em cima? Acho que um #2 e um #3, ou era o #2 e o #1,1/2 ? Na dúvida acho melhor levar todos, do #1 ao #3, melhor carregar um pesinho extra, do que usar aquelas chapas velhas que já estão fazendo hora extra.

Depois de um rapelzinho rápido, podemos entrar na “Tudo Bem” para arrematar a parte da manhã. Aproveito e uso os mesmos móveis que vão estar na mão depois da Corneto.

Rápida pausa para um lanchinho... hum... barrinhas de Nutri, bolachas Passa Tempo e Gatorade em Pó, herança do Ranking Paulista do ano passado, que sobrou aos montes e não se encontra mais nos supermecados. Na embalagem tá dizendo que venceu há uns 6 meses, matar acho que não mata né.

Bem, a essa altura poderemos partir pra algo mais hard... Será que o Cotton e o Lango vão estar bem na “V”? Com menos experiência e escalando no método tradicional, na melhor das hipóteses, estarão terminando a via agora. Melhor considerar uma meia horinha pra checar o andamento da dupla...he he he

Voltando à programação, vamos aproveitar a chegada no cume do Bauzinho para rapelar até a parada de baixo e escalar a “Rosita Go Home”... Putz, to meio fora de forma, acho que vou passar o maior veneno pra virar aquele maldito tetinho.

Se fizermos tudo isso mesmo, o que vier depois é lucro. Preciso só separar uma meia dúzia de mosquetões avulsos, fitas para parada e auto-seguro, um par de cordim, ATC, sapatilhas, magnésio... Caramba, já é tarde mas vou ligar pro Minhoca.
– Minhoca, você leva a sua corda? A minha tá meio velhinha, com as pontas cortadas já não tem os 60 metros originais... Ok. O minhoca vai levar a corda dele zero bala.

Enfim, tudo separado, equipos checados, dromedário, saco de corda, comidinhas, anorak e headlamp. Nunca se sabe - no Baú, a chuva vem do outro lado e te pega de surpresa. Fora as roubadas que acabam no escuro. É sempre bom estar previnido.
Meu Deus do céu... Já são duas horas da manhã e combinamos de sair às seis. Acho que vai rolar um revezamento na direção e parada no Leite na Pista pra um café reforçado antes de subir a serra.
Tantos anos, tantas viagens e essa correria na véspera é sempre a mesma, eu esqueço da vida e o tempo voa noite a dentro. Parece que agente não aprende, mas na verdade acho que a escalada é um dos poucos esportes onde os preparativos podem ser tão prazerosos quanto a pratica em si.
Como é gostoso preparar a próxima viagem!

Publicado originalmente em 18/04/2006

terça-feira, 21 de abril de 2009

Treinamento em Torres Del Paine!


Ser uma empresa pequena como a Casa de Pedra tem suas desvantagens: orçamento apertado para marketing, pessoas exercendo múltiplas funções, falta de infra-estrutura e pouca organização em alguns momentos. Porém uma das grandes vantagens a qual faço questão de não perder nunca, é o meu contato direto com toda a equipe, onde cada um na Casa de Pedra seja antes de um bom funcionário, um grande amigo.
Claro que "saber" vender é importante, mas antes de mais nada eu tinha que plantar a sementinha da aventura em cada um deles e assim começamos nosso primeiro "treinamento". No início de 2007, ao passar na frente da loja no Shopping Morumbi, os clientes liam meio desacreditados - "fomos escalar, reabriremos normalmente amanhã". Causamos risos e inveja de outros vendedores, perdemos um dia de faturamento, mas a equipe voltou outra: muito mais unida, realizada com nosso dia de atividades de camping, caminhada, e técnicas verticais. Claro que alguns com as calças borradas... Mas além da experiência e vivência com os equipamentos e com o ambiente de montanha, estava plantada a sementinha para que buscassem novas aventuras.
Quase 2 anos se passaram e finalmente parte dessa equipe, agora com alguns novos integrantes, aproveitarão suas férias e a reforma de nossa loja do MorumbiShopping para desta vez buscar mais uma aventura em grande estilo: Marcão, Rosenberg e Felipe vão nesta quarta feira para Torres Del Paine na Patagônia chilena. Farão, pelo que tudo indica, e eu aconselhei, o circuito grande ao redor de todo o parque. Sem dúvida alguma um dos trekkings mais lindos do mundo.
Sorte a todos vocês, muita força nas pernas e determinação, para passo após passo, contemplar ao final do 5º dia a belíssima vista do glaciar Grey!
Boa viagem...

domingo, 19 de abril de 2009

Pedra do Baú com friozinho e tempo bom neste feriado de Tirandentes!!!

Friozinho começando a pegar por aqui em Campos do Jordão, dia lindo de sol e pelo visto está dada a largada para a temporada de montanha em São Paulo. Nada como dar uma escaladinha no Baú, meu grande e amado quintal de casa... E nada como incentivar a criançada a começar cedo, dar valor ao esporte e curitir a natureza enquanto ela está aí, exuberante!
Se você ainda não conhece essas bandas, não deixe de se aventurar pelas mais de 100 vias do complexo formados pelo Bauzinho, Baú e Ana Chata, com estadias muitos boas em Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí. Se vc procura opções mais baratas procure o Abrigo de Montanha do Eliseu: www.montanhismus.com.br.
Boas escaladas a todos!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Em breve nova loja!!! Quem disse?


Depois de 4 dias sem identificação no tapume no Shopping Morumbi (apenas um "Em breve nova loja") e alguns sustos do tipo: "Meu Deus a Casa de Pedra Fechou!!!! " Finalmente entrou o adesivo, que além de ornar o tapume da obra, comunica aos clientes que a loja estará fechada somente para reforma... Ufaaa!
A reabertura da loja, muito maior e mais bonita deve acontecer algum dia de Maio... sabe como é obra né? Nunca se sabe a data certa...
Assim que soubermos da data postarei um convite a todos pra comemorar conosco e tomar um porre de proseco na reinauguração.
Nesse próximo mês já estou prevendo algumas madrugadas pelo shopping!!! Boa noite.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Horário da Casa de Pedra no feriado de Tiradentes!

Pra quem for ficar em São Paulo e quiser dar uma escaladinha no feriado, vale lembrar que a unidade da Chác. Sto. Antônio permanecerá fechada na segunda(20) e terça(21), e a unidade de Perdizes (R. Venâncio Aires, 31) abrirá em horário especial das 14:00 às 20:00hs. Bom feriado a todos e ótimas escaladas!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Overbolting = Auto-Top Rope


Mais uma vez neste fim de semana o “overbolting”, ou excesso de proteções numa via, foi um dos tópicos tratados durante o seminário de mínimo impacto no complexo do Baú. Tenho visto também em alguns fóruns a preocupação com esta prática por alguns escaladores, dentre os quais me incluo, e de apoio por outros. Os que defendem as vias cheias de chapeletas a cada 1,2 ou 1,5 metro, certamente tem seus argumentos: a via é muito difícil, é uma via para iniciantes, eu quero escalar com segurança, não quero passar medo ou me machucar. O outro grupo que defende paredes mais limpas, geralmente argumenta que é uma maior agressão à rocha, que tal prática fere justamente a política de mínimo impacto e que de certa forma tira aquele friozinho na barriga inerente a escalada guiada. Claro que cada caso é um caso, que cada local tem características distintas e isso varia também de acordo com o tipo e estilo da via, porém gostaria de compartilhar um ponto de vista dado por um escalador americano, o qual não me lembro o nome, e que li numa coluna muitos anos atrás. [ “Self-top-roping” Me preocupa as novas gerações de escaladores extremamente esportivos que procurando linhas difíceis, acabam colocando chapeletas tão próximas umas das outras, que ao escalar a via, você literalmente nunca se encontra em posição de guia, uma vez que com a chapeleta ainda na altura da cintura, já alcançamos no esticar do braço a próxima proteção. Ou seja, se sempre ao ter uma proteção na altura da cintura, pudermos efetuar a próxima proteção, é como se estivéssemos levando nosso top rope para cima. É a típica prática do AUTO-TOPROPE. ] Se até o grau de uma escalada é subjetivo, imagine então chegar numa regra matemática para equilibrar distância de proteções X grau da via. Não existe certo e errado nessa história, mas antes de abrir sua próxima via pense nisso... - Se dê a chance de guiar efetivamente. - Impacte menos o meio ambiente, fure menos. - Polua menos visualmente sua falésia preferida. - Curta o friozinho na barriga da possibilidade de uma pequena queda. Afinal se você se “auto-toproupar” o tempo todo, então pra que gastar tanto numa corda dinâmica? Pense a respeito! Boas escaladas!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Reforma e Ampliação da loja no MorumbiShopping!

A partir desta semana a loja da Casa de Pedra no shopping Morumbi estará fechada para reforma e ampliação, com data prevista de reabertura em 15/5. Além de adequar a loja com um visual mais moderno, a loja da Casa de Pedra também ficará maior, passando de 62 m. quadrados para 93 m. quadrados. Desta forma poderemos oferecer muito mais itens, além de fazer uma melhor montagem e exposição dos produtos. Sem dúvida quem ganha é você cliente.