quinta-feira, 30 de abril de 2009

Seja mal educado... Recuse o "saquinho plástico"

Hoje pela manhã fui até a padaria comprar um pãozinho fresco. Fica bem pertinho aqui de casa, umas 3 quadras apenas.
No balcão pedi seis pãezinhos que foram commumente embalados num saquinho de papel e depois colocados num saco plástico. Como sempre faço, agradeci mas pedi que retirasse os pãezinhos do saco plástico, afinal ele seria jogado fora dali dois minutos. Relutante e de cara feia, me pareceu uma afronta não aceitar a "cordialidade" do saco plástico, o funcionário guardou o saquinho.
Como não precisava de mais nada dirigi-me ao caixa e enquanto pagava pela compra a menina do caixa "cordialmente" embalou meus pãezinhos novamente num saco plástico, o qual eu educadamente pedi que o guardasse, pois eu NÃO QUERIA O MALDITO SAQUINHO PLÁSTICO!!!
Para minha surpresa, desta vez, além de não retirar os pãezinhos do saco plástico ela me indagou do porquê. Imagine, eu estava de capacete na cabeça, como carregaria aqueles seis pesadíssimos pãezinhos na mão em minha moto?
Eu desta vez pacientemente expliquei que o saquinho não seria mais útil dali dois minutos e viraria lixo assim como a grande maioria dos sacos plásticos utilizados no comércio.
É impressionante essa cultura do saco plástico. Se alugamos um DVD na locadora, coloca-se num saquinho. Uma bebida no posto de gasolina e lá vem o tal saquinho de novo... Tudo vem num saquinho! Até parece que não temos os cinco dedos das mãos pô?

Segundo um estudo do Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês) , há atualmente mais de 46 mil detritos de plástico a cada milha quadrada de oceano. A cada ano, afirma o estudo, detritos plásticos causam a morte de 1 milhão de pássaros marinhos, 100 mil mamíferos aquáticos e inúmeros peixes.

Será tão difícil assim guardar suas compras de supermercado numa caixa de papelão? E que tal separar uma sacola de pano grosso, daquelas usadas no tempo de nossas avós, para trazer suas compras?
Faça uma conta simples, de cabeça... se cada um de nós deixássemos de usar apenas um saquinho a menos por dia, quantos milhões deles não deixariam de ir pro lixo diariamente?
Sua atitude faz sim uma grande diferença!

RECUSE O SAQUINHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário