sábado, 13 de junho de 2009

Porquê usar bastões em seu próximo trekking!


Sempre me perguntam se os batões de caminhada são realmente necessários numa caminhada. A grande maioria acha um trambolho carregá-los, tanto na mochila, como no trekking. Não vou dizer que um bastão espetado pro lado de fora da mala não incomode no aeroporto na hora do despacho, porém garanto que este é um problema menor perto das inúmeras vantagens.

Os bastões reduzem o impacto da caminhada principalmente nos joelhos e músculos das pernas, transferindo parte do esforço para ombros e braços. A altura das mãos àcima da linha do coração, o que geralmente ocorre com o uso dos bastões, também melhora a circulação, reduzindo significantemente o rítimo cardíaco.

O caminhar com bastões em minha opinião, nos leva a um caminhar mais relaxado e solto, o que também nos traz um conforto maior.
Um estudo publicado pelo Dr. G. Neureuther em 1981 provou que o uso de bastões durante a caminhada reduz o esforço na perna oposta em aproximadamente 20%, e que o peso retirado das pernas é de 5kg para cada passo em terreno plano, e de 8kg em terreno inclinado.

Para tanto, não adianta lutar com os bastões ou simplesmente carregá-los durante o trekking. Eu recomendo o uso de dois bastões, alternando a mão apoiada com a perna à frente. Desta forma com um pouco de prática você rapidamente encontrará seu ritmo e posição adequados.
Uma coisa muito importante é sempre usar as fitas em torno dos punhos para que você não faça força para segurá-los e sim apoie-se neles de forma mais relaxada.

No mercado existem diversos tipos de bastões, procure sempre leveza e de preferência aqueles que fiquem pequenos, facilitando o transporte. ( VER BASTÕES )
Boa trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário