quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Usando corretamente o GRIGRI

Desde que o Gri Gri começou a ser usado uns bons 15 anos atrás, já causou muita polêmica. Uns diziam que ele "ensina" de forma errada ou "vicia" o segurador, e que este nunca estará preparado para uma situação extrema de montanha, e principalmente porquê ele não permite o rapel em duas cordas.
No entanto a realidade é que cada vez mais os novos escaladores se especializaram em vias curtas e esportivas. Boa parte dos jovens escaladores pouco vão para vias de múltiplas enfiadas ou rapéis complexos, e a praticidade e a segurança "extra" de sua trava automática, realmente podem fazer a diferença num ambiente mais descontraído. Isso sem falar naqueles que ficam trabalhando vias esportivas por horas e o segurador praticamente dorme na base da via!
Emfim, sempre haverá prós e contras, mas de fato o que importa é que mesmo usando um equipamento que teoricamente minimiza sua margem de erro, que este seja usado da forma adequada.
No ginásio CASA DE PEDRA o Gri Gri é o único equipamento de segurança permitido, logo é muito interessante que todos nossos clientes, amigos e visitantes saibam usar corretamente este equipamento.
A PETZL lançou recentemente o GRI GRI 2, que basicamente é uma versão mais leve e menor do seu antecessor, no entanto seu funcionamento é exatamente o mesmo. Neste vídeo podemos ter uma boa noção do funcionamento do aparelho, bem como dicas importantes de utilização.
CLIMB SAFE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário