segunda-feira, 25 de maio de 2009

Crise? Polêmica? Quem disse...

Entrevista concedida para o site: www.altamontanha.com.br por Luciano Fernandes - www.blogdescalada.blogspot.com

EXCLUSIVO : Entrevista Alê Silva.

Cansado de escutar boatos e lendas a respeito de campeonatos e decisões a respeito da escalada esportiva, e sobre o mundo dos negócios na escalada decidi pedir para o escalador/empresário/pai/montanhista Alê Silva conceder a já conhecida entrevista de 10 perguntas.

Para quem ainda não sabe, Alê Silva é o proprietário da Casa de Pedra, e uma das pessoas que mais investiu no esporte (e nos esportes de aventura em geral) nos últimos 10 anos.

Alê Silva Gentilmente respondeu todas de maneira completa e bem clara. Desde já agradeço a sua disposição em responder.

1 - A Casa de Pedra passou por um momento delicado ano passado. Pelo menos a academia. A loja casa de pedra reflete o mesmo?

Não, muito pelo contrário. Acabamos de ampliar a loja do Shopping Morumbi e ainda abriremos outra no Shopping Villa Olímpia que será inaugurado em outubro deste ano. Ao contrário da academia, as lojas tem um leque de "consumidores" muito maior e diversificado.


2- A academia do Morumbi quase teve se der desativada, e houve uma reestruturação nos horários e funcionários. em termos financeiros, o perigo de fechamento já passou?

Ainda não. Por muito anos e por diversos motivos (inclusive forte desmotivação) o negócio deixou de ser economicamente viável, porém mantive por pura paixão pela escalada. Depois da re-estruturação de dias, horários e obviamente cortes, conseguimos baixar os custos consideravelmente, porém o mercado ainda está muito retraído. Pelo menos o buraco agora está menor e a vontade de fazer funcionar maior.


3 - Muito se reclamou sobre as medidas econômicas para evitar o fechamento da academia Casa de Pedra. O aperto no cinto valeu a pena?


Como já adiantei na resposta anterior, o buraco está menor. Sem dúvida eu assumi publicamente boa parte dos "erros" da Casa de Pedra, mas também não adianta achar que baixando o preço vamos ganhar no volume, pois já fizémos isso no passado e praticamente não mudou o número de praticantes. A escalada é um nicho muito pequeno e qualquer ação é momentânea, a galera vem se diverte, mas a massa crítica, os escaladores de verdade, são muito poucos. A escalada nunca será um esporte de massa. Hoje a academia praticamente não tem mais diaristas, ou seja, pessoas brincando de escalar, mas sim escaladores que treinam duas ou mais vezes por semana. Se realmente valeu a pena, te direi daqui dois ou três anos.


4 - A marca "Casa de Pedra" nasceu entre os escaladores, hoje com a loja em dois shoppings o quanto representa em termos de ganho os equipamentos de escalada?

Posso lhe dar duas respostas: As academias representam hoje talvez 10% do faturamento da marca Casa de Pedra. Nas lojas Casa de Pedra, os equipamentos técnicos de escalada não chegam a 1% das vendas. Mas vale lembrar que mesmo com tão baixa representatividade, a escalada é o que dá "alma" ao negócio.


5 - A Casa de pedra sempre patrocinou eventos competitivos, e ano passado passou um período meio esquecido desta característica. Como surgiu a idéia do boulder fest? E como foi designada a premiação?

Desde o primeiro ano da Casa de Pedra realizamos inúmeros festivais, campeonatos paulistas, brasileiros, etc. porém a vontade e gás pra fazer acontecer veio caindo junto com todo o resto. Menor número de interessados, menos atletas, menos apoios ou patrocínios, muita reclamação... Infelizmente passamos por uma geração de novos atletas que parece que o primeiro esporte é reclamar, escalar vem em segundo plano. Lembro-me de campeonatos que participei com um terço da organização e estrutura do que vemos hoje, junto a atletas como Helmut, Pita, Fabinho Muniz, Linha, Pietro Sargenteli e tantos outros... e sempre foi pura curtição.

A vontade de fazer eventos não acabou, o que acabou foi a motivação com tanta gente reclamando. Depois desse baque do ano passado, em que quase fechamos uma unidade, da APEE não ter lançado nenhum evento no ano, dessa crise ter minguado ainda mais todo mundo, achei que era a hora de fazer uma evento legal.

Claro que hoje também com a loja, nossa força e argumentação com as empresas do meio é muito maior. Compramos centenas de milhares de reais por ano dessas empresas. Conseguir alguns equipamentos para premiação está mais fácil hoje. O que o escalador preconceituoso deve entender é que antes de sair falando mal dos "playboyzinhos" de fim de semana, dos trekkers, ou galerinha de estação de esqui, saibam que são esses caras que gastam e fazem o mercado "outdoor" rodar, pois quem é escalador mesmo manda o amigo trazer na mala quando vai pra fora.

A premiação foi a melhor que conseguimos dividida nas categorias. Recebi diversas críticas pela diferenciação da premiação por sexo, porém a coisa é muito simples. Vão ter 20, 30 caras disputando uma passagem pra França, enquanto as meninas se muito serão 10. Essa diferença sempre existiu, e não é só na escalada. A real é que mais uma vez tem muita gente que reclama por esporte. O fato é que não vou dispensar tempo, trabalho e muitas horas de conversas com fornecedores para realizar um evento pra 5 meninas.


6 - Quem poderá participar?

São duas categorias, uma só pra se divertir onde serão sorteados alguns equipos e o próprio atleta preencherá sua ficha de pontuação, e outra de competição propriamente dita. Participa quem quer, sem restrição alguma. Talvez o evento seja válido pelo paulista mas como o Ricardo Leiser (presidente da APEE) passou por problemas sérios pessoais, acabamos não conversando sobre o assunto.


7 - Quem serão os route-setters e staff do evento? É veridico o boato de que até os "route setters" do evento também irão participar?

O staff é o pessoal residente da casa mesmo, como sempre foi e deu certo... Quanto ao boato, é pura maldade de quem reclama por esporte. O Route setter em questão é o Belê, que sim abrirá todos os boulders da categoria de diversão, e sem dúvida alguma competirá na outra categoria. Exatamente por isso que as etapas serão em unidades distintas, ele abrirá os boulders em Perdizes enquanto a competição será na Chácara. Provavelmente o Rout Setter da competição será o Paulo Gil, mas mesmo que ele não confirme, temos outros nomes possíveis para abrir os boulders.

Ainda sobre o comentário maldoso, o Belê nestes 10 anos de Casa competiu em quase todas as provas sempre sem problema algum, hora ganhando, hora perdendo. Assim como o Cezinha já participou e ganhou eventos na 90 Graus, o Anderson na Via Aventura, ou mesmo a Janine, que durante 8 anos foi minha esposa, e praticamente ganhou todos os eventos na Casa de Pedra. A quantidade de atletas é mínima, tirar o Belê só por que ele trabalha na Casa de Pedra é uma injustiça com alguém que se esforça tanto nos treinos.

São 20 atletas na segunda fase, acho que tratar o Belê como um "pré-classificado" não é injustiça alguma, uma vez que ele estaria facilmente entre os 2 ou 3 primeiros.
Tenho certeza que a briga será muito bonita nesta segunda fase. Os boulders serão escalados em rodadas eliminatórias, ou seja: 20 > 15 > 10 > 5 e o último com apenas 2 atletas disputando o título.

8 - A loja da unidade Morumbi foi ampliada, o mesmo se pode esperar da loja do shopping Villa Lobos?

Não, a loja do Morumbi foi a primeira e portanto apostamos numa metragem menor, pra ver como a coisa iria. Agora, depois de quase 3 anos, sentimos a necessidade de aumentá-la. A do Villa Lobos já é bem grande e não sofrerá alterações. Este ano ainda abriremos outra no Shopping Villa Olímpia que está em construção.

9 - Os horários de funcionamento da academia Casa de Pedra serão alterados quando a vazante de prejuízos diminuir?

É difícil dizer... Tenho recebido pedidos para voltar a fechar as 23:00h. isso não aumenta muito os custos, e sim influencia na segurança, pois nosso galpão está numa área ainda muito industrial, escura e de fácil acesso a Marginal Pinheiros. Porém se o bairro continuar a crescer, como tem sido nos últimos anos, pode ser que eu volte ao horário antigo. Já o fim de semana, é muito complicado com escala de pessoal. Agora, se a coisa realmente melhorar não tem porque abrir só dias por semana. Tudo depende da quantidade de alunos.

10 - A academia "Casa de Pedra" de maneira justa é a mais bem equipada academia do Brasil, com vários extras (Biomecênica, musculação e personais) como é hoje administrar tudo isso?

Depois de uma fase "obscura" da Casa de Pedra, eu estou novamente motivado a "tentar dar certo". As lojas estão crescendo e manter as academias funcionando é um orgulho e prazer pra mim. A motivação é a base da boa administração, nada como trabalhar fazendo o que amamos. Se o panorama continuar assim, com certeza será bem mais fácil levar tudo isso.

domingo, 24 de maio de 2009

Moqueca e Chocolate Quente!


Sabadão de sol e mais um passeio de motoca com o amigo Lango. São Paulo > Cubatão > Paraty (pausa pra Moqueca de Camarão) > Taubaté > Campos do Jordão (pausa pra um Chocolate quente) > Descida da serra (7º e um frio de rachar) > Pneu furado as 7 da noite (roubada máster!!) > Volta pra SP. 840 km de muita diversão num dia longo e tempo maravilhoso.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Coquetel de reinauguração da loja Casa de Pedra no MorumbiShopping



Depois de quase 2 semanas de trabalho duro, madrugadas acordado e diversos problemas de obra resolvidos. Finalmente nesta quinta (21/5) conseguimos convidar amigos e colaboradores para o coquetel de inauguração oficial da loja no MorumbiShopping. Agradeço a presença de todos e o esforço e dedicação de toda a equipe! Boas vendas...!!!

sábado, 16 de maio de 2009

Leopardo das Neves


Meus grandes amigos, Waldemar Niclevicz e Irivan Gustava Burda, os quais tive o prazer de acompanhar em sua primeira investida ao MAKALU em 2007, estão a caminho de mais um desafio, o Leopardo das Neves. Tal denominação é concedida aos alpinistas que escalam as cinco maiores montanhas da Ásia Central: Comunismo (7.495m), o Lenin (7.134m) e o Khorzenevskaya (7.105m), localizados na cordilheira do Pamir; e o Khan Tengri (7.010m) e Pobeda (7.439m), situado no Tien Shan.
As montanhas, localizadas em regiões do Tadjiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, China e Mongólia não são tão conhecidas como o Everest e o K2, mas com certeza são tão bonitas quanto, além de muito mais remotas e menos frequentadas que o circuito tradicional do Himalaya.
Vamos aguardar notícias e acompanhar a escalada dos dois torcendo para que tudo de certo... Boas escaladas aos dois... Namastê!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Abriu!


Depois de algumas noites sem dormir, emfim está aberta a Casa de Pedra... Claro que ainda cheia de "faltas" só isso ou aquilo. Foto dessa última noite durante a montagem. Aguardo a visita de todos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tá quase...


Últimos retoques, limpeza geral e nessa quinta (14/05) voltaremos a ativa com força total... Boa noite que o dia será longo.

Obra!

Claro que como qualquer obra no mundo, a da CP também atrasou... Ao invés de re-inaugurar hoje como previsto, passaremos mais uma noite trancados no Xópis Centis Morumbi, e se tudo correr conforme previsto, amanhã as 10:00 estaremos abertos... Se bem que se não correr como previsto, estaremos abertos do mesmo jeito. Obra nunca acaba, pois então abriremos em obra mesmo...
Espero a visita de todos, mas só pra garantir... passem depois do almoço!!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Casa de Pedra MorumbiShopping reabre amanhã 13/5

Depois de pouco mais de 20 dias de obra, amanhã (13 de maio) a loja da Casa de Pedra no MorumbiShopping reabrirá suas portas. O que era pra ser uma reforminha básica com o anexo de um "puxadinho" para a loja ao lado, acabou se transformando numa reconstrução total.
Felizmente estes 30metros a mais deram à loja a sensação de ser muito maior, pois agora passamos a ser um esquina, o que nos dará muito mais vizibilidade.
Todos que queiram conhecer estão convidados a nos visitar nesta quarta feira após o meio dia.
Além do novo espaço, teremos muitas novidades. Acaba de chegar a novíssima coleção de inverno da ROSSIGNOL, que após uns anos sumida da Casa de Pedra, agora volta com força total...
Boas escaladas e boas compras!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

NEO ADVENTURE


Aqui em São Paulo é comum (e triste) ver um motoboy tirar sua moto zero km na concessionária e em seguida ter que pixar as rodas, amassar um tanque brilhando, arrancar peças e partes da carenagem, para conscientemente "descaracterizar" sua moto, deixando-a feia e com cara de velha, e desta forma não perdê-la para os bandidos na primeira semana. Não tenha dúvida que ele preferiria andar com sua moto nova, reluzente, bonita e lavada, porém é uma realidade bem perigosa na cidade. Quantos não estão pagando as vezes 2 carnês de consórcio ao mesmo tempo. O da moto atual e o da que já roubada. Minha possante, apesar de não ser tão visada quanto a legítima CG, também corre seus riscos, por isso resolvi apenas dar uma "decorada" na magrela. Todos os anos na feira de Oudoor em Salt Lake e diversos fornecedores me entregando adesivos, até que serviram para "decorar" minha legítima NEO ADVENTURE! Se estou protegido não sei, mas pelo menos faço a propaganda!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Grande Avalanche no Everest nesta temporada 2009

Poucos dias atrás ocorreu a maior avalanche da temporada no Everest, que foi filmada por escaladores no Campo Base. Uma grande parte da seção baixa do West Shoulder desabou sobre a famosa Cascata de Gelo porém felizmente sem nenhuma vítima. Sendo assim, um bonito espetáculo de se assistir...

sábado, 2 de maio de 2009

Obra... Quem merce?


Para aqueles clientes e amigos curiosos, aí vai uma fotinho da obra em estágio avançadíssimo!!! Ninguém merece ficar vindo no shopping as 3 da manhã pra consertar #&@$da de engenhheiro... Mas obra é sempre uma caixinha de surpresas e portanto tenho passado todas as noite por aqui para que nada saia errado. Quem vê não acredita que esse canteiro de obras com um monte de entulho, andaimes e máquinas por todos os lados, estará aberto em 10 dias. Mas como sempre costumo dizer: A fé começa quando acaba a razão, portanto já estou apelando pra fé pra abrirmos as portas no prazo... Que os prestadores de serviço nos abençoe!